Pedra Natural

A pedra não é necessariamente um material caro e luxuoso. Em média a pedra é mais cara que a terracota e outras opções do revestimento, mas há muitos tipos de pedras, com diferentes acabamentos e propriedades e logo preços também bastante diferentes.

Existem muitos tipos de pedra para pavimentos, revestimentos de paredes, muros e decoração, disponíveis numa ampla variedade de cores e acabamentos: polido, cinzelado, riscado, escovado, fissura, bujardado, inflamado, etc. Mas nada se compara á beleza da pedra ao natural.

Uma das grandes vantagens do uso de pedra no revestimento de muros, paredes e fachadas é que a pedra é um material nobre e intemporal, que não se degrada com o decorrer do tempo. Aliás, a pedra só tende a melhorar com o passar dos anos, o que contribui para aumentar o valor da sua casa.

A pedra, ao longo dos séculos, foi o material escolhido pelos artistas e arquitetos para criar magníficas esculturas, monumentos e edifícios como o Taj Mahal na Índia eo Partenon grego. Inspirado por tais obras de antigüidade, arquitetos e designers de hoje usam a pedra para adicionar um toque de classe e esplendor a qualquer espaço. Como impressões digitais, não existem duas pedras exactamente iguais. Cada pedra varia na cor e veios, como resultado de fissuras preenchidas com os minerais que estão presentes durante a formação da pedra. As cores e texturas subtis da pedra natural conferem-lhe uma identidade própria que não é possivel imitar com sucesso usando alternativas artificiais. A escolha de um piso ou fachada em pedra torna-se, pela sua durabilidade, uma boa opção a longo prazo em termos de custos. A sua combinação de dureza e beleza torna-a também uma boa escolha para aplicações comerciais durando centenas de anos, sem manutenção necessária.

A pedra natural combina na perfeição com a terracota, mosaico hidráulico e com todos os produtos cujo processo de fabrico seja predominantemente manual. Hoje cada vez mais assiste-se a um regresso às origens e à valorização deste tipo de materiais em detrimento das imitações industriais.

Outros Acabamentos e Texturas

Existem vários acabamentos disponíveis para cada tipo de pedra, devendo escolher-se o acabamento que mais se adequa a cada situação.

Amaciado

Bujardado

O acabamento bujardado é anti-derrapante e por isso é utilizado principalmente em pavimentos e revestimentos exteriores. A pedra bujardada, apesar da superfície rugosa, é suficientemente plana para pavimentação proporcionando um piso bastante seguro em termos de aderência. É de salientar que este acabamento esbate a coloração da pedra, esbranquiçando-a ligeiramente.

Escovado

Escovado

Sendo anti-derrapante, o acabamento escovado não é liso ao toque sendo ainda assim totalmente adequado para pavimentação plana. Com uma superfície semi-rugosa, e comparativamente mais suave do que o acabamento areado, a pedra com acabamento escovado tem tido grande aceitação junto de arquitectos para diferentes tipos de trabalhos. Este acabamento deixa transparecer mais a cor original da pedra ao mesmo tempo que a torna anti-derrapante.

Polido

Polido

A pedra polida apresenta uma superfície brilhante que realça a sua cor, bem como as suas características mais específicas tais como o grão, os veios, etc. Totalmente plano e liso, este acabamento transmite a verdadeira nobreza e requinte da pedra natural e revela toda a sua beleza e força. O acabamento polido é mais adequado para interiores.

Areado

Areado

O acabamento areado é anti-derrapante e semi-rugoso, sendo suficientemente plano e regular para pavimentação. Comparativamente, este acabamento é menos rugoso que o bujardado e mais irregular ao toque do que o escovado. Da mesma forma, deixa transparecer mais a coloração da pedra do que o bujardado mas menos do que o escovado.

Leather

Leather (areado + escovado)

É a combinação dos dois tipos de acabamento.

Flamejado

Flamejado

Conseguido através da exposição da pedra a altas temperaturas, nem todas as pedras suportam este processo. A pedra com acabamento flamejado, embora apresente variações na textura e relevo da sua superfície, é suficientemente plana para pavimentação. É um acabamento único que torna a pedra anti-derrapante ao mesmo tempo que esbate a sua cor original.

Escacilhado

Escacilhado

Este acabamento apresenta uma superfície/textura irregular, rugosa e lascada que não se adequa à pavimentação, mas sim a revestimentos que se pretendam mais rústicos e duradouros. Para conseguir este acabamento deve-se considerar pedra com maior espessura, uma vez que parte desta espessura será quebrada com as ferramentas próprias até ficar com aproximadamente 3cm de espessura base

Riscado

Riscado

Com este acabamento a pedra apresenta uma textura rugosa e riscada. Única no efeito que dá à pedra, esta solução exige uma fresa específica e relativamente mais tempo para produção. O acabamento riscado é uma das opções mais dispendiosas a nível de acabamentos.